A Ceppan

A Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN) foi criada em 2000, pelas psicanalistas Ana Paula Gonzaga e Cybelle Weinberg, como um núcleo de pesquisa do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Começava a aparecer, naquela época, uma discussão sobre o aumento do número de casos de transtornos alimentares e nos intrigávamos diante de um modismo que chegava ao exagero de um corpo descarnado, quase etéreo, em nome de um apelo estético despropositado.

Como nós, psicanalistas, assistíamos a isso? Que reflexões poderiam lançar luz e compreensão a um transtorno tão grave?

A partir destas questões percorremos uma bibliografia predominantemente descritiva e fenomenológica e pouco encontramos acerca de uma literatura que nos amparasse em um referencial psicanalítico.

Iniciamos primeiramente um grupo de estudos sobre o tema, que transformou-se num grupo de pesquisa e atendimento. Devido ao seu crescimento, no entanto, desde o ano de 2004 nos tornamos um grupo independente, mantendo os mesmos propósitos iniciais de buscar um referencial teórico-clínico que alicerce a prática da Psicanálise nos transtornos alimentares.

A CEPPAN oferece atendimento clínico, supervisão clínica, grupos de estudos, cursos de aperfeiçoamento, palestras, seminários e grupo psicoeducativo para pais, familiares e cuidadores de pacientes com transtornos alimentares.