PEREIRA, Fabiana Maria Gama. Através do Espelho Um Ensaio Etnográfico sobre as Representações do Corpo Feminino entre Mulheres de Camada Média Alta na Cidade do Recife. Dissertação de Mestrado. UFPE, 2001.

RESUMO: Este trabalho procura enfocar algumas representações do corpo feminino a partir de um grupo de 15 mulheres que têm uma vida aparentemente “normal”, ou seja, estudam, trabalham, cuidam da casa, dos filhos, mas que, no entanto, possuem algumas afinidades em comuns que entre elas destacam-se: O culto à beleza do corpo, a vaidade, a preocupação com a aparência estética. Fazem parte de um universo de pessoas que, por cultuarem a vaidade, dão extrema importância ao físico, o que as faz frequentar espaços como Academias de Ginástica, SPAS e Clínicas de Rejuvenescimento. Além disso, são consumidoras de produtos voltados para o embelezamento corporal.   A maioria já se submeteu a algum tipo de intervenção no corpo de natureza estética, como uma cirurgia plástica ou lipoaspiração. Todas temem a gordura e parecem se influenciar pela publicidade no que concerne ao padrão de beleza contemporâneo. Achei que seria imprescindível, no tema de interesse, verificar a preocupação destas mulheres com suas imagens e a partir daí entender e compreender o significado que tem para elas o consumo com a beleza, os prazeres desse tipo de demanda, além de outras implicações que sugerem fazer parte de pessoas pertencentes a uma camada sócio econômica diferenciada.  A indagação que norteou a pesquisa foi o que realmente faz dessas mulheres verdadeiras dependentes e prisioneiras do “ópio especular” de sua própria imagem, sempre através do olhar vigilante de um Outro?

Palavras-chave: antropologia do corpo, culto ao corpo, padrões de beleza, estética, cultura, envelhecimento.

Para ter acesso ao trabalho completo, clique no link: http://www.biblioteca.ufpe.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1

Publicado em Teses Marcado com: , , , , ,