WEINBERG, Cybelle. Sob o olhar da Santa Madre: articulações entre a vida de Santa Veronica Giuliani e a clínica da anorexia. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

A tese intitulada Sob o olhar da Santa Madre: articulações entre a vida de Santa Veronica Giuliani e a clínica da anorexia tem por objetivo relacionar fatos da vida de Santa Veronica Giuliani, que viveu na Itália na passagem do século XVII para o XVIII, com a clínica atual da anorexia. A análise de seus diários e os registros do processo de canonização mostram quanto seu modo de vida perseverante, marcado por períodos de jejum intenso, pela violência contra o próprio corpo e busca da santidade – sob os olhos complacentes da Igreja -, aproxima-a das pacientes com sintomas anoréxicos de hoje. A tese estabelece, também, um paralelo entre dois tipos de relação: o das santas e mártires do Cristianismo com a Igreja (a Santa Madre), e a das meninas anoréxicas com suas mães. Cúmplices em um projeto mortífero, essas duplas atendem ao apelo de um ideal de perfeição. Distantes umas das outras por vários séculos, apresentam os mesmos sintomas, manifestações de um superego atemporal transmitido através das gerações. A análise dessas vidas – marcadas pelo excesso – mostra como um Ideal, nascido e construído nos inícios da era medieval ocidental, transcende os tempos e se revela na singularidade de cada um.

Palavras-chave: anorexia, santidade, ascetismo, ideal

Para ter acesso ao trabalho completo, clique no link: http://www.psicopatologiafundamental.org/pagina-weinberg-cybelle-824

 

Publicado em Teses Marcado com: , , ,