Conheça a Ceppan

Conheça a Ceppan

A Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN) é um grupo que desenvolve, desde 2000, um projeto de atendimento em psicanálise dos transtornos alimentares, além de uma instituição de pesquisa.

Atendendo a um dos seus objetivos iniciais, que é o do estudo sistemático dos transtornos alimentares e a divulgação de conhecimentos, a CEPPAN tem publicado inúmeros artigos em sites e revistas especializadas, além dos livros Psicanálise de Transtornos Alimentares, volumes 1 e 2 (Primavera Editorial), que reúnem textos de renomados especialistas do tema.

A partir destas questões percorremos uma bibliografia predominantemente descritiva e fenomenológica e pouco encontramos acerca de uma literatura que nos amparasse em um referencial psicanalítico.

Iniciamos primeiramente um grupo de estudos sobre o tema, que transformou-se num grupo de pesquisa e atendimento. Devido ao seu crescimento, no entanto, desde o ano de 2004 nos tornamos um grupo independente, mantendo os mesmos propósitos iniciais de buscar um referencial teórico-clínico que alicerce a prática da Psicanálise nos transtornos alimentares.

Nossa equipe

Cybelle Weinberg - Fundadora

19/03/1950–14/10/2019

Cybelle Weinberg, seu nome profissional, foi Psicanalista. Obteve títulos: Mestre em Ciências pela FMUSP, Doutora em Psicologia Clínica pela PUCSP. Foi fundadora e Coordenadora da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN – www.redeceppan.com.br) e Membro da Academy for Eating Disorders.

Eu, Carlos Alberto Sardenberg, seu marido, resolvi manter o site aberto (https://www.cybelleweinberg.com.br). Há muitos textos que podem ajudar a comunidade que se dedica a estes temas.
Cybelle Weinberg foi coordenadora da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN), grupo que desenvolve, desde 2.000, um projeto de pesquisa e atendimento em transtornos alimentares, oferecendo psicoterapia, supervisão clínica, grupos de estudos, cursos de aperfeiçoamento, palestras e orientação para familiares.

Formada em Filosofia pela PUC-SP em 1972, Cybelle especializou-se em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo em 1994 e em Psicanálise, também no Sedes Sapientiae, em 2001, pelo Departamento Formação em Psicanálise.
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, tendo obtido o título com a dissertação “Avaliação Crítica da Evolução Histórica do Conceito de Anorexia Nervosa”, defendida em 2004, sob a orientação do Prof. Dr. Táki Cordás. E Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, título obtido com a tese “Sob o olhar da Santa Madre: articulações entre a vida de Santa Veronica Giuliani e a clínica da anorexia”, defendida em 2015, sob a orientação do Prof. Dr. Manoel Tosta Berlinck.

De Março de 2000 a Dezembro de 2001, estagiou no Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (AMBULIM) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E de 2001 a 2006, foi psicoterapeuta individual e de grupo no Projeto Interdisciplinar de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD) do AMBULIM – Ipq – HCFMUSP.
Em seu consultório particular, atendeu adolescentes e adultos.

Ana Paula Gonzaga - Fundadora

É psicanalista pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Coordenou a Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia – CEPPAN – de 2000 a 2013.

Trabalhou como psicoterapeuta individual e de grupo (de 2001 até 2013) e coordenadora da equipe de Psicologia (2008 a 2013) do Programa Interdisciplinar de Atendimento, Ensino e Pesquisa dos Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência do serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (PROTAD-IPq-SEPIA-HC-FMUSP).

Exerce atividades clínicas em consultório particular desde 1987 e é supervisora clínica e institucional.

Membro da Equipe Casa Viva desde 2011, onde coordena a equipe de psicologia.

Publicações: “Grupo de psicoterapia de orientação psicodinâmica. In: WEINBERG, C. Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Sá editora, 2008. ; “A violência dos ideais na Anorexia Nervosa: o eu corporal em ruínas”. In: MARRACCINI, E M. O Eu em ruína – perda e falência psíquica. São Paulo: Primavera Editorial, 2010, 1ª ed.; “Se esse corpo fosse meu … Considerações sobre o estranhamento na anorexia”. In: GONZAGA, A. P. e WEINBERG, C. (org.). Psicanálise de Transtornos Alimentares. São Paulo: Primavera Editorial, 2010.;“Anorexia: a failure in the work of melancholia”. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v.15, n.3, p.649-656, sept. 2012 (Suppl.); “Mother-daughter relationship in eating disorders: the psycotherapeutic mother’s group. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v.15, n.3, p.657-667, sept. 2012 (Suppl.); “O estatuto do corpo na anorexia nervosa”. In: WEINBERG, C. (org.). Psicanálise de Transtornos Alimentares – vol II. São Paulo: Primavera Editorial, 2016.

Trabalhos editoriais: Coeditora dos Cadernos da CEPPAN – Revista de Transtornos Alimentares – de 2008 a 2013; Psicanálise de Transtornos Alimentares – organizadora – São Paulo: Primavera Editorial, 2010.

Ana Carolina Saraiva - Coordenadora

Psicóloga formada pela PUC-SP. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da USP-SP. Psicoterapeuta individual e grupal do Programa Interdisciplinar de Atendimento, Ensino e Pesquisa dos Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD) do HC-FMUSP de 2009 a 2012.

Patricia Gipsztejn Jacobsohn - Coordenadora

Psicóloga e Psicanalista. Membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicoterapia Psicodinâmica da Pré-Adolescência e Adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro associado da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sindrome Metabólica). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP

Elisa Gan

Psicanalista, departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, especialista em Psicossomática Psicanalítica. Membro da rede de atendimento psicanalítico do Centro de Estudos Psicanalíticos – CEP.

Ilana Tawil

Psicóloga Clínica. Master em Psicanálise pela Birkbeck University of London. Aprimoramento em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea e formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Ana Tereza Arantes de Almeida Alonso

Psicóloga e Psicanalista, Membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, participante do estudo do COWAP-IPA (Committee on Women and Psychoanalysis) no grupo de estudos junto à SBPSP, participante do grupo de estudo sistemático sobre André Green com Fernando Urribarri e membro da CEPPAN.

Carla Puglisi Cardoso

Formada em Psicologia pela PUC-SP em 2001. Especialização em Psicoterapia Breve Psicanalítica e Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Gabriela Malzyner

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Psicanalista pelo instituto sedes sapientiae. Docente da formação em psicanálisee Coordenadora do núcleo de crianças do Centro de estudos psicanalíticos de Sp. Membro da academy of eating disorders.

“A CEPPAN oferece atendimento clínico, supervisão clínica, grupos de estudos, cursos de aperfeiçoamento, palestras, seminários e grupo psicoeducativo para pais, familiares e cuidadores de pacientes com transtornos alimentares.”

Veja o que oferecemos